Em Maio do ano passado, a final da Champions League trouxe a Lisboa milhares de visitantes internacionais. Em 2015, a capital portuguesa volta a receber um evento internacional de grande escala , a Volvo Ocean Race que, na opinião de José Pedro Amaral, director da Urban Wind (empresa organizadora do evento em Portugal), deverá ter um impacto económico na cidade de mais de 30 milhões de euros. Quando interrogado se este será um evento semelhante ao da final da Champions League, que aconteceu em Maio do ano passado em Lisboa, o responsável afirmou que sim, mas “multiplicado por 14”. “São 14 dias em que as marcas vão activar, vão trazer os seus convidados, têm os seus programa corporate, vai ser a apresentação mundial do XC90, o carro novo da Volvo. Temos tudo para construir um caso de sucesso”, afirmou. Os objectivos são ambiciosos. Em 2012, a Volvo Ocean Race trouxe a Lisboa cerca de 200 mil visitantes, no entanto, segundo José Pedro Amaral, a edição de 2015 deverá atingir o meio milhão de amantes e curiosos pela vela. “Quando me ouvem dizer isto eu denoto sempre um franzir no sobrolho e alguma pena pela minha loucura, mas a verdade é que este é um evento único, é uma mistura de fórmula 1 pela rapidez com um Paris Dakar pela agressividade com uma maratona olímpica pela glória que é chegar ao fim”, lembra o responsável, dando conta que, de acordo com os estudos,” o impacto económico nos stopovers que já têm decorrido este ano tem sempre sido mais alto do que em 2012″.