Lisboa é a melhor cidade para viver, investir e visitar em Portugal, revela um estudo da Bloom Consulting sobre as “marcas-cidade” que avaliou e classificou a eficácia de cada um dos 308 municípios portugueses de acordo com a sua performance nas vertentes de investimento, turismo e talento.
A capital lidera o ranking nas três categorias. É considerada a melhor cidade para investir, para viver e para visitar. Segue-se a cidade do Porto, a segunda melhor cidade para negócios, a terceira para fazer turismo e a quarta melhor do País para se viver. Braga, Oeiras e Coimbra surgem nos lugares imediatamente a seguir.
Lisboa e Porto são as principais portas de entrada em Portugal para investidores e turistas.
O ranking regional é marcado pela liderança isolada do município do Porto, seguido do município de Braga e do “cluster” de cidades nortenhas constituído por Guimarães, Viana do Castelo, Maia e Matosinhos. A Bloom realça que sete das 25 cidades mais bem colocadas no ranking nacional localizam-se na região Norte.
“Uma “marca-cidade” é um ativo para os municípios. Deve ser gerida de forma a potencializar-los e com o propósito de alcançar diferentes objetivos. Segundo a nossa metodologia, existem três dimensões primordiais através das quais se pode aferir, de forma tangível, o potencial de uma “marca-cidade”: comércio (investimento), turismo e talento”, explica Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Portugal, em comunicado.
Especializada no trabalho de “marcas-país”, um pouco por todo o mundo, a Bloom Consulting acaba de iniciar a sua atividade no mercado português. Com base neste know-how adquirido através da publicação do Bloom Consulting Country Brand Ranking, a consultora desenvolveu, pela primeira vez, o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking.
Fonte: Multicom