A maioria dos passageiros estrangeiros de cruzeiro que escala a capital portuguesa considera que a possibilidade de visitar a cidade tem forte influência na escolha do itinerário e 47,8 por cento afirma que Lisboa está no Top 10 de destinos a visitar, revela inquérito realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa, em parceria com a Administração do Porto de Lisboa.
A análise indica ainda que 74,7 por cento dos entrevistados estavam a realizar o primeiro cruzeiro e que, numa escala de 1 a 10, o grau de satisfação médio é de 8,4.
Os passageiros estrangeiros são maioritariamente britânicos (34,7 por cento) e do sexo masculino (67,4 por cento), têm uma média de idades de 50,3 anos e viajam em casal, sem filhos. Por norma, fazem a reserva através de uma agência de viagens (56,6 por cento) ou do site da companhia de cruzeiros (37,2 por cento) e tiram partido de todas as excursões disponibilizadas (55,6 por cento).
Na sua visita a Lisboa, os meios de transporte mais utilizados pelos passageiros de cruzeiro são o shuttle (80,3 por cento) e o passeio a pé (75,5 por cento), com o comboio a ter um destaque significativo – sobe de 15 por cento, em 2012, para 51,5 por cento, em 2013 – associado às visitas na Região de Lisboa. À semelhança do ano anterior, os locais mais visitados na cidade foram a Baixa-Chiado, Belém e Bairro Alto/Cais do Sodré. No âmbito da Região de Lisboa, Cascais sobe dos 33,7 por cento para os 54,3