Cascais é tema de referência na última edição da revista Monocle, que lhe dedica um artigo de oito páginas, profusamente ilustrado, e destaca, na capa, “Porque nos devemos todos mudar para Cascais”.
Com duas chamadas de capa, Cascais é descrito como um destino muito acolhedor, com uma oferta turística muito variada e como um refúgio para quem pretende fugir ao bulício das grandes cidades.
O património edificado, o sol, a praia e a beleza natural que enquadram Cascais, atualmente com 35 mil residentes, são elogiados pela revista, segundo a qual a vida ali é para ser vivida sem pressas. Ao longo da reportagem, é também dada voz a estrangeiros que falam das razões que os levaram a optar por viver em Cascais.
Referenciado como um destino que combina praia, serra e lazer, Cascais, cuja agenda cultural é igualmente motivo de destaque, apresenta uma localização privilegiada e a curta distância de Lisboa, frisa ainda o texto.
Cascais, “o enclave de Lisboa onde a arquitetura e a vida de praia se encontram e todos têm um final feliz”, é outra das menções feitas ao destino na edição de julho/agosto da Monocle, que destaca ainda Cascais como “Summer in the City” (Verão na Cidade).